GALERA ANTES DE COMEÇAR, NOSSA AMIGA DEBÓRA LIMA SUGERIU PARA COLOCAR O QUE OS PORFESSORES FALAM DURANTE AS AULAS ENTAO O QUE ESTÁ COM UMA LETRA MAIOR E O QUE FOI COLOCADO NA LOUSA E O QUE ESTA EM LETRA MENOR FOI DITO PELO PROFESSOR !!!
ALGUEM POR FAVOR COMENTA LA NO FINAL SE GOSTOU DISSO ???
E VOCES PODEM DAR SUAS SUGESTÕES TAMBÉM !!!
Aplicação do Balanced Score Card na cadeia de suprimentos FASC. 5
ALGUEM POR FAVOR COMENTA LA NO FINAL SE GOSTOU DISSO ???
E VOCES PODEM DAR SUAS SUGESTÕES TAMBÉM !!!
Aplicação do Balanced Score Card na cadeia de suprimentos FASC. 5
Bsc = Inteligencia de negócios (BI)
Usado para medir o valor nas organizações.
Prova pelo menos até o fascículo 5. Material do aula livre. A visão de processos faz uso da metodologia de melhoria continua. Neste contexto aprenderemos a utilizar a aferição deste conceito dentro da cadeia de suprimentos. Dentro deste contexto o BSC é concaleste com a inteligencia de negócios, a parte mais interessada em fazer bom uso desta ferramenta é a cúpula diretiva(quem elabora as estratégia) isso pensando em posicionar a empresa na frente da concorrência. A cadeia de supr tem mais de uma empresa, trabalhamos alinhados com a estratégia da empresa FOCO. BSC não mede valores apenas na perspectiva de valores financeiros, adicione também valor agregado, que é conquistado pelo desempenho na elaboraões de processos de todas as empresas da cadeia de suprimentos.
Para atingir metas e objetivos as organizações necessitam de métricas quantitativas que lhes informem onde estão, com que velocidade estão se movimentando e quando atingirão metas se eu utilizo o conceito de melhoria continua eu posso concluir que estas metas são dinâmicas (constantemente se alteram para melhor) isso é um ciclo.
O conceito de BSC foi descrito inicialmente por Robert Kaplan e David Norton, em 1996.
porque faz tão pouco tempo que surgiu o BSC? O que estava acontecendo neste conceito? Por conta da globalização aumento da demanda. O ideal seria que todas as empresas se desenvolvessem juntas.
O foco do BSC é descobrir e tratar conflitos, para tanto, sugerem 4 perspectivas:
1 perspectiva financeira
2 perspectiva do cliente mede o indice de satisfação do cliente
3 perspectiva dos processos internos
4 perspectiva do conhecimento e do crescimento na visão de proc as empresas adotaram o dowsizing hoje as empresas tem menos funcionários fazendo tudo que os outros faziam com mais qualidade. Os funcionários participam do resultado final da empresa.
Um projeto de BSC pode promover grandes alterações na organização
A longo prazo isso envolve principalmente uma mudança cultural, pois neste contexto o BSC esta sendo inserido não só em uma empresa, mas sim em uma cadeia
Passa pela identificação e definição de indicadores, construção de modelos associados, (cálculos) e obtenção de dados para suportá-los. As informações são tão valorosas que esta passaram a ser consideradas mat. Prima.
A adaptação do BSC como instrumento para medição do desempenho exige ações básicas p/ que se consiga implementar seu uso:
As 4 perspectivas precisam ser consideradas no ambiente da cadeia de suprimentos Temos que buscar alinhamento das perspectivas de todas as empresas na cadeia, isto utilizando uma visão holística. Ex cons o MC DONALDS uma empresa foco, temos um forn. De hamburgeres, este deve fornecer um hambúrguer que o ciente do MC deseja consumir, ele pode produzir outros hamburgeres, mas para mim tem que ser aquele específico
Cada empresa precisa estar alinhada com a visão e a estratégia da cadeia de suprimentos como um todo.
cada empresa terá de conciliar este alinhamento c/ as outras cadeias nas quais participa
BSC na cadeia de suprimentos
…............... BSC da cadeia de suprimentos
…............... BSC da empresa
…............... BSC funcional
…............... BCS da equipe ou individual
Fica claro que medir o desempenho de uma cadeia de suprimentos é significativamente diferente de medir o desempenho de uma única empresa
A enfase deve ser: como um grupo de empresas atua para criar valor p/ os cliente finais.
São necessárias 3 mudanças importantes:
As empresas da cadeia de suprimentos devem trabalhar de forma colaborativa
O sistema de medição debe estar estruturado p/ isso.
Cada empresa, independentemente de sua posição na cadeia, deve voltar seu foco p/ o atendimento ao cliente final em todas as suas dimensões.