Data 25/03/2011
Processos Decisórios
Questões
1) Defina tomada de decisão e seus objetivos
A tomada de decisão acontece diariamente, a todo o momento.
A tomada de decisão é o processo de escolher o caminho mais adequado em dada circunstancia.
Objetivo:
- Minimizar perdas
- Maximizar ganhos
- Alcançar uma situação melhor do que a inicial.
- A decisão tem como objetivo solucionar um problema ou aproveitar uma oportunidade
- O processo decisório esta vinculada a função de planejamento.
- No ambiente das organizações duas variáveis estão sempre presentes: informação, comunicação.
- O comportamento da empresa é diretamente afetado em termos de eficácia, pela qualidade de suas decisões → são influenciadas pela qualidade das informações.
- As informações podem a duas finalidades estratégicas: [ Conhecimentos dos ambientes (INT/ EXT) Autuação nestes ambientes]
2) Comente sobre o valor da informação no processo decisório
3) Quais são as características relevantes da informação?
Características das informações relevantes:
- Deve ser completa
- Deve ser econômica
- Deve ser precisa
- Ideal que seja flexível
- Importante que seja confiável
- Precisa ser relevante
- Deve ser obtida em tempo hábil
- Deve poder ser checada para se verificar soa confiabilidade
- Importante: informação de menos ou de má qualidade não ajudarão na tomada de decisão e as de mais gastarão mais recursos e podem atrapalhar.
- Gestores precisam tomar decisões rotineiras e não rotineiras.
- Cada uma delas requer formas diferentes de informação
- A maioria das decisões de negócios é de natureza rotineira.
4) Explique as diferenças entre decisões programadas e não programadas
5) Diferencie o que são condições de certeza, risco e incerteza
Sobre quem decide na empresa, comente sobre as decisões estratégicas, táticas e operacionais
Entender a verdadeira essência de um problema, sua manifestação nos diferentes níveis: estratégico, tático e operacional ( Diminuir a incerteza na tomada de decisão).
A tomada de decisão acontece diariamente, a todo o momento.
A tomada de decisão é o processo de escolher o caminho mais adequado em dada circunstancia.
6) Diferencie e explique: centralização x descentralização apresente também algumas de suas vantagens e desvantagens
Centralização x Descentralização
Quanto maior o cargo, maior o nível de responsabilidade
Autoridade e Responsabilidade precisam estar equilibradas
7) O que é delegação?
Delegação: Transferência de parte da autoridade de um chefe para seu subordinado.
Responsabilidade não se transfere
Com a Delegação:
Aumenta a produtividade da equipe
Aumenta a motivação das pessoas envolvidas
Diminuiu a burocracia nas tomadas de decisões
Reduz o tempo de execução do trabalho
8) Comente sobre algumas das regras para a delegação eficaz
Regras eficazes p/ Delegação:
Selecionar o subordinado adequadamente
Comunicar com clareza os objetivos e resultados esperados
Manter a equipe motivada
Ter disposição para aceitar os erros
Treinar os subordinados
Evitar a perda excessiva de poder
Incentivar o subordinado a tomar a decisões
Não criticar excessivamente