Data 22/03/2011
Gestão das Informações Organizacionais
A Estratégia na Visão
· Estratégia Corporativa
· Estratégia de Posicionamento
· Estratégia Competitiva
- Campos da Competição
- Armas adequadas ao campo
· Funcionalidade Interna
· Gestão Sistêmica
Exemplo Simplificado
A empresa tem como objetivo elevar o retorno sobre o investimento de 4% para 10%, através da fórmula.
RSI = Receitas – Despesas
Alternativas:
1- Elevaras Receitas
2- Diminuir as Despesas
3- Reduzir o Patrimônio Liquido
Tipos de Estoque
- Competitiva:
· Fundamental a participação de Produção e Marketing
· Busca qualquer diferenciação no Produto para obter a vantagens competitivas.
· Os juízes são os clientes ou consumidores
· A oposição é feita pelos concorrentes que buscam anular a vantagem competitiva da empresa.
- De posicionamento na cadeia de valor:
· Indispensável a participação da alta administração
· Busca qualquer diferença na cadeia de valor que resulte em um maior valor adicionado
· Ações não são percebidas pelo cliente
· Oposição feita pelos oponentes da cadeia de valor
- Corporativa
· Fundamental a participação do dono ou representante
· Busca a definição de novos negócios ou novas áreas geográficas para atuação
· Manobra para entrar em novo negocio, faz a retaliação contra a entrada de novos concorrentes.
· Operação feita por concorrentes x oponentes, associações e “lobbies”
Objetivos da Estratégia
- Competitiva
· Busca ter a VC nos seus produto ou serviço para o cliente deve reconhecer o diferencial.
· O diferencial é em qualquer característica P/s
· E a mais importante das estratégias.
- De posicionamento na cidade de valor:
· É uma fonte de VC
· Relaciona-se como novos P/s ou novos mercados.