Gestão das Informações Organizacionais


Data 22/03/2011

Gestão das Informações Organizacionais

A Estratégia na Visão

·         Estratégia Corporativa
·         Estratégia de Posicionamento
·         Estratégia Competitiva
- Campos da Competição
- Armas adequadas ao campo
·         Funcionalidade Interna
·         Gestão Sistêmica
Exemplo Simplificado
A empresa tem como objetivo elevar o retorno sobre o investimento de 4% para 10%, através da fórmula.
RSI = Receitas – Despesas
Alternativas:
1-      Elevaras Receitas
2-      Diminuir as Despesas
3-      Reduzir o Patrimônio Liquido

Tipos de Estoque

- Competitiva:
·         Fundamental a participação de Produção e Marketing
·         Busca qualquer diferenciação no Produto para obter a vantagens competitivas.
·         Os juízes são os clientes ou consumidores
·         A oposição é feita pelos concorrentes que buscam anular a vantagem competitiva da empresa.
- De posicionamento na cadeia de valor:
·         Indispensável a participação da alta administração
·         Busca qualquer diferença na cadeia de valor que resulte em um maior valor adicionado
·         Ações não são percebidas pelo cliente
·         Oposição feita pelos oponentes da cadeia de valor
- Corporativa
·         Fundamental a participação do dono ou representante
·         Busca a definição de novos negócios ou novas áreas geográficas para atuação
·         Manobra para entrar em novo negocio, faz a retaliação contra a entrada de novos concorrentes.
·         Operação feita por concorrentes x oponentes, associações e “lobbies”

Objetivos da Estratégia

- Competitiva
·         Busca ter a VC nos seus produto ou serviço para o cliente deve reconhecer o diferencial.
·         O diferencial é em qualquer característica P/s
·         E a mais importante das estratégias.
- De posicionamento na cidade de valor:
·         É uma fonte de VC
·         Relaciona-se como novos P/s ou novos mercados.