Data 29/03/2011
Administração Mercadológica
Posicionamento da Marca
Livro Administração Mercadológica Kotler Keller 12 edição Cap. 10
Questões abordadas no capítulo
Como uma empresa escolhe e comunica o posicionamento eficaz no mercado?
Como as marcas são diferenciadas?
Estratégia de marketing
Segmentação
Mercado-alvo
Posicionamento
Posicionamento
É a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo.
Proposta de valor
Perdue Chicken
Carne de frango mais tenra por um preço um preço um pouco mais alto.
Domino’s
Pizza gostosa e quente entregue na sua casa 30 minutos após o pedido, por um preço razoável.
Definição de associação
Pontos de diferença
Qualidades ou benefícios que os consumidores associam fortemente com uma marca avaliam positivamente e acreditam que não poderiam ser comparáveis com os de uma marca da concorrência.
Ponto de paridade
Associações não necessariamente exclusivas à marca; de fato, elas podem ser compartilhadas com outras marcas.
Estabelecimento de relação com a categoria
Anunciar os benefícios da categoria
Compara-se com produtos exemplares
Contar com um nome que descreva o produto
Ponto de diferença
Relevância
Distinitividade
Credibilidade
Exeqüibilidade
Comunicabilidade
Sustentabilidade
Exemplos de atributos e benefícios negativamente correlacionados
Preço baixo versus Alta Qualidade
Sabor versus Baixas calorias
Nutritivo versus Saboroso
Eficaz versus Suave
Maneiras de enfrentar o problema de pontos de paridade e pontos de diferenças negativamente correlacionadas
Fazer uma apresentação individualizada
Alavancar elementos de valor de outra entidade
Redefinir o relacionamento
Estratégias de diferenciação
Diferenciação baseada no produto
Diferenciação baseada nos funcionários
Diferenciação baseada no canal
Diferenciação baseada na imagem
Diferenciação baseada no produto
Formato
Características
Desempenho
Durabilidade
Confiabilidade
Conservação
Estilo
Design
Facilidade de pedido
Entrega
Instalação
Treinamento do cliente