Administração Mercadologica


Data 29/03/2011

Administração Mercadológica

Posicionamento da Marca

Livro Administração Mercadológica Kotler Keller 12 edição Cap. 10

Questões abordadas no capítulo

Como uma empresa escolhe e comunica o posicionamento eficaz no mercado?
Como as marcas são diferenciadas?

Estratégia de marketing

Segmentação
Mercado-alvo
Posicionamento

Posicionamento

É a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo.

Proposta de valor

Perdue Chicken
Carne de frango mais tenra por um preço um preço um pouco mais alto.
Domino’s
Pizza gostosa e quente entregue na sua casa 30 minutos após o pedido, por um preço razoável.

Definição de associação

Pontos de diferença
Qualidades ou benefícios que os consumidores associam fortemente com uma marca avaliam positivamente e acreditam que não poderiam ser comparáveis com os de uma marca da concorrência.
Ponto de paridade
Associações não necessariamente exclusivas à marca; de fato, elas podem ser compartilhadas com outras marcas.

Estabelecimento de relação com a categoria

Anunciar os benefícios da categoria
Compara-se com produtos exemplares
Contar com um nome que descreva o produto

Ponto de diferença

Relevância
Distinitividade
Credibilidade
Exeqüibilidade
Comunicabilidade
Sustentabilidade

Exemplos de atributos e benefícios negativamente correlacionados

Preço baixo                                 versus                                                Alta Qualidade
Sabor                                           versus                                                Baixas calorias
Nutritivo                                     versus                                                 Saboroso
Eficaz                                           versus                                                 Suave


Maneiras de enfrentar o problema de pontos de paridade e pontos de diferenças negativamente correlacionadas

Fazer uma apresentação individualizada
Alavancar elementos de valor de outra entidade
Redefinir o relacionamento

Estratégias de diferenciação

Diferenciação baseada no produto
Diferenciação baseada nos funcionários
Diferenciação baseada no canal
Diferenciação baseada na imagem

Diferenciação baseada no produto

Formato
Características
Desempenho
Durabilidade
Confiabilidade
Conservação
Estilo
Design
Facilidade de pedido
Entrega
Instalação
Treinamento do cliente