Data 30/08/2010
MPS – Master Production Schedule
Programa mestre de produção: torna-se possível definir necessidades de maquinas e equipamentos, alocação, de mão de obra, necessidades de treinamento.
É possível imaginar que a quantidade de variáveis e informações que devem ser tratadas ao mesmo tempo para definir novas necessidades é muito grande.
No MRP são geradas as ordens de compra para itens que estão faltando/ ou irão faltar no estoque, os planos de materiais e as ordens de trabalho.
Nível ''0'' Caneta Bic Cristal Azul
Nível ''1'' Tampa dianteira – Carga – Corpo – Tampa Traseira
Nível ''2'' Ponto – Tinta azul – tubo plastico
O MRP precisa assim conhecer a quantidade necessária de cada item, em cada nível, para multiplicar pelas quantidades necessárias.
Conforme SLACK, MRP é um processo sistemático de tomar as informações de entrada, referentes ao planejamento e calcular a quantidade e o momento das necessidades que irão satisfazer a demanda.
Deming,considera que a manutenção de estoques deve ser feito de maneira absolutamente estratégica, de forma a direcionar os recursos financeiros para outras áreas de investimento, como P&D.
No processo tradicional a programação era ''empurrada'' gerando altos estoques em processo e de produtos acabados.
Através de técnicas japonesas o conceito migrou para programação ''puxada''. Esse planejamento elimina desperdícios e estoques em processo.
Em que momento produzir ou comprar ? Nada deve ser feito antes da real necessidade. As atividades devem ser programada para o momento mais tarde possível.
O MRP pode muitas vezes recomendar a aquisição de quantidades que normalmente não são encontradas no mercado.