Data 17/03/2011
Gestão das Informações Organizacionais
Conceito Ampliado de Informação Estratégica
Muitos autores consideram, num conceito limitado, que a informação estratégica é apenas a que possibilita à administração a contínua avaliação das tendências econômicas sociais e políticas que podem influenciar as perspectivas da empresa com relação a risco e sucesso futuro.
A informação estratégica, num conceito mais amplo é aquela associada e derivada das estratégias contidas na visão de futuro.
Evento Estratégico
Distinguimos um evento estratégico de um lógico pelo controle que se tem dos possíveis resultados:
- Resultados que dependem basicamente da nossa vontade: é considerado um evento lógico (Previsível).
- Resultados que dependem mais da vontade de terceiros do que da nossa: é considerado evento estratégico (sujeito a incertezas e erros). Esse tipo de evento gera informação estratégica. Ex.: Desastres no Japão.
Visão de Futuro: Existe de futuro de 2 tipos:
- Qualitativos: que expressa um desejo da empresa sem muitos detalhes e o seu papel é motivacional, ex.: Queremos liderar o mercado de pigmentos para tentar metálicas no Brasil.
- Quantitativos (ou Instrumental): que expressa um desejo da empresa vem especificado e seu papel é de auxiliar o administrador a tomar decisões.
Ex.: Vamos exportar para a china parte da nossa produção. Em 2014 5%, em 2017 – 20% e em 2020 – 40%.
Uma visão quantitativa está estruturada em perfis organizacionais temporais, isto quer dizer que envolve ao longo do tempo.
Se quisermos descrever como é hoje uma organização, podemos fazer isso por meio do seu perfil. Depois de descrito o perfil de hoje podemos fazer um comparativo com um perfil anterior, por exemplo, 5 anos atrás.
A estrutura da visão quantitativa é exatamente a mesma: requer apenas que se trace o perfil alguns anos para frente (5 anos ou + dependendo da área de atuação da empresa). A esse perfil desejado, no futuro, chamamos de visão.
Visão de futuro de longo alcance: O perfil desejado
Valores observados Desejado
Item | Unidade | Há 5 anos | Hoje | Visão daqui à 5 anos |
Linha de Produtos | Qtde | 107 | 335 | 502 |
Faturamento Anual | US$ mil | 715 | 2870 | 5745 |
Qtde de instalações | Unid | 1 | 3 | 4 |
Área instalada | M² | 6076 | 15800 | 20745 |
Carteira de Clientes | Qtde | 1706 | 15360 | 33792 |
Funcionários | Qtde | 428 | 856 | 1455 |
Pessoal: Segurança | Acidentes/ano | 13,5 | 5 | 2 |
VC Focada | Tipo | Preço | Preço | Qualidade |
Anotações:
Abastecer o mercado interno antes de fazer importações como o caso da atual situação do Japão, no caso de lojas aqui no Brasil que dependem de produtos importados.
Sinal de alerta em quanto dependente de material japonês, ao contrário de outra informação estratégica exemplo uma construtora como uma Camargo Corrêa obtêm um grande campo de atuação com o desastre japonês. Visão de futuro os qualitativos expressam desejos da empresa com relação à motivação da empresa, porem não traz números para alcançar este objetivo.
Quantitativos são objetivos palpáveis, como ver onde estamos hoje e analisarmos onde estávamos. Exemplo exportação para China de 2% e em 3 anos para 5% e planejar uma estratégia para alcançar este objetivo. Para ter como instrumento comparativo terá que montar os paramentos de como estamos hoje, fomos anteriormente e como podemos ser.