Formação de Preço e de Venda

Data 18/02/2011

Formação de Preço e de Venda

Para melhor a assimilação do que vamos tratar é preciso registrar algumas definições:

Custo é todo e qualquer gasto “para se colocar o produto na prateleira” ou ainda, “É todo gasto que representa a aquisição de um ou mais bens ou serviços usados na produção de outros bens e/ou serviços”.
Outro conceito, existente nessa frase que acabamos de ler:
Gasto é todo pagamento efetivamente realizado ou compromissado, ou seja, toda saída de caixa, por conta de aquisição de algum bem ou serviço.
E despesa, o que é então ?
Despesa é um conceito diferente de custo.
Se o custo é o gasto “para se colocar o produto na prateleira”, despesa é o gasto “para se levar o produto até o cliente final”, ou ainda é um gasto em que a empresa, para manter sua estrutura organizacional e também visando a obtenção de receitas”.
Com energia elétrica do negocio.
Com depreciação por conta do uso do ativo – computadores, por exemplo – nas áreas administrativas da empresa, que não configuram um gasto porque não há saída de caixa nessa rubrica, mas contam como despesa para fins de apuração do lucro contábil.
Características das despesas:
Uma característica das despesas é que elas são reconhecidas apenas no momento do seu uso, ou seja, na ocorrência do fato gerador.

Inicio do estudo de Preços e Custos pelas premissas da análise, natureza dos custos e sua configuração para efeitos da formação de preços de venda.

Custos fora do controle,crescem em demasia, inibem a geração de caixa do negocio, ou seja, sua capacidade de formação de riqueza, sem oque não há empreendimentos que se sustente;

Recomenda-se que se conheça profundamente a natureza dos custos de produção: → para uma eficaz atuação sobre eles.

Objetivos básicos de toda organização é a maximização dos resultados da empresa.

Formula:

LT =RT – CT

Elaboração da analise;
Conhecimento do mercado;
Fator período de tempo (Curto Prazo);
Instalações básicas;
Equipamentos e sua capacidade de produção inalterados;
Não será efetuada, portanto nenhuma modificação que requeira investimentos em ativos produtivos no período;
Período suficiente curto para que outras firmas se introduzem na industria;
Estabelecidas as premissas da analise e a maximização dos lucros, já podemos
Formila: CT = CFT + CVT
Custos Fixos ou Indiretos: são os “recursos de produção que não variam em função das variações na quantidade produzida”;
Trata-se dos custos relativos à capacidade instalada da empresa, tais como aluguel de edifícios;
Exemplo:
Aquisição de novas maquinas, haverá uma despesa de depreciação que de forma calculada sera maior na proporção do aumento dos ativos de produção conforme facultado pela legislação que regula tais considerações na determinação do lucro contábil.
Custos variáveis se referem aos “recursos que, necessariamente variam de acordo com variações da quantidade produzida”.
Exemplo:
Consome-se mais matéria-prima quanto maior seja a quantidade produzida;
Também são utilizadas mais partes e peças que compõem o produto final, os semiacabados na razão direta do aumento da produção;
Industria de armários elétricos adquirir bobinas de aço carbono para a produção de perfis especiais pode ser mais barato do que comprar chapas;

Desnecessários trabalhos de corte da chapa em tiras porem dependerá da quantidade que sera produzida;
Ganhos de escala na aquisição de insumos de produção na própria operação do negocio transferidos ao cliente;
Quantidade maiores a preços unitários menores;
Podem ocorrer deseconomias de escala, ou seja, um aumento médio do custo unitario variavel em função do aumento da quantidade produzida.
Exemplo, um segundo turno de produção, não corresponde ao dobro da quantidade produzidos o que pode forcar um aumento no custo do produto,
Podemos ter melhor entendimento, quando analisarmos os próximos conceitos de custos;
Os custos fixos médios
Os custos variáveis médios;