Data 21/02/2011
Comportamento Organizacional
Resgatando alguns conceitos...
Organização → Uma unidade social conscientemente coordenada, composta por 2 ou + pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, para atingir objetivos comuns.
Funções do Adm →
PODC → Fayol
Função de planejamento inclui definição de metas estabelecimento de estrategias, desenvolvimento de planos para integrar a org a elaboração da estrutura → organização → quais tarefas atividade, quem, quando, a quem reportar ….
→ Dirigir e coordenar pessoas → funções de lideraça motivar funcionários, resolve conflitos...
Controle → monitorar o desempenho da ORG (real x previsto,ajustes de desvios significativos)
Papeis do Adm
Mintzberg ( Final dec 60), apresentou os 10 principais papeis do Adm, que podem ser agrupados:
papeis de relacionamento interpessoal: figura de PROA, lideranca, ligação.
Papeis de Informação porta-voz monitor e disseminação.
Papeis de Decisão: empreendedor, alocador de recursos, gerenciador de tubulencias, negociador.
Conceito de CO →
“é um campo de estudos que investiga os impactos que os indivíduos os grupos e a estrutura tem no comportamento dentro das ORGm com o proposito de utilizar esses conhecimentos para melhoria da eficacia das ORG”
Niveis do CO:
Microorganizacional → Indivíduos
Meso “ → Grupos
Macro “ → Estrutura