Administração Mercadologica

Data 15/02/2011

Administração Mercadológica

Plano de Ensino

  1. Tipos de Marketing
  2. Clientes
  3. Trocas

Tipos de Marketing

Produto são tangíveis.
Serviços são intangíveis.
Pessoal
Lugares
Causas (Catástrofes ou Eventos Naturais)
Organizações (sem fins lucrativos)

Cliente

Definição radical “ é qualquer pessoa que seja impactada pelo produto ou pelo processo “.
Juran, 1992 – p8.
Pessoa Física

Comprador
Consumidor (Cliente Final)

Pessoa Jurídica

Comprador
Usuário ( Cliente Final )

Intermediário

Distribuidores
Vendedores
Representantes

Troca

Troca “é uma transação voluntaria entre uma organização e um cliente, destinada a beneficiar ambos”.
Trocas visam lucros.

Demanda

Demanda de mercado é o volume total que seria comprado por um grupo definido de consumidores, em determinada área geográfica, em período de tempo em ambiente de mercado defino sobre determinado programa de marketing.