Administração de Suprimentos e Logistica


Data 28/10/2010

Logística: A estratégia da movimentação de materiais

É a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla com eficiencia a armazenagem o fluxo de distribuição o fluxo reverso serviços e as informações entre o ponto de origem e o ponto de consumo.
Tem como objetivo minimizar prazos e dispêndios de recursos e satisfazer as necessidades e aspirações dos investidores clientes e fornecedores.
A logística empresarial é dividida em duas grandes áreas:
Administração de Materiais
Distribuição Fisica
Com o JIT, aumentou a preocupação com a redução dos estoques, ao mesmo tempo que aumenta a preocupação com o aumento na frequencia dos transportes.
Para entender a importância da logistica, é importante avaliar o conceito de cadeia de valor de importante avaliar o conceito de cadeia de valor de Michael Porter.
Para ganhar vantagem competitiva sobre seus concorrentes as organizações devem proporcionar valor a seus clientes.

Logistica na cadeia de suprimentos

Existem fatores importantes a considera:
a) Lead time na cadeia de suprimentos
Existem 3 fatores de pressão nos mercados sensíveis ao tempo:
  • A reduçãi do ciclo de vida dos produtos
  • O esforço para se manter estoques cada vez mais reduzidos
  • Os mercados altamente volateis e as previsões de vendas pouco confiaveis.
b) Logistica reversa na cadeia de suprimentos
  • Materiais que precisam ser gerenciados no sentido
  • Montante embalagens recipientes utilizados nos tranportes e os produtos após o fim de suas vidas uteis.
  1. Milk Run
  • Antiga pratica da logistica de abastecimento (INBOUND)
  • Considera existir um sistema de abastecimento com roteiros e horarios predefinidos para coleta dos materiais junto aos fornecedores
  1. Cross-Docking
  • O foco é a transposição da carga ao invés de armazená-la
e) Transit Point
  • Transportar cargas consolidadas em veículos grandes, repassadas em local pré-determinado para veiculos menores(VUC's)
f) Merge in transit
  • Macro componetes do produto final oriundos de diversos forncedores possam ser reunidos em um ponto o mais próximo possível do consumidor.
g) Just in time
  • Evolução do JIT
  • Acrescenta a questão da entrega na sequencia certa.