16/08/2010
CONCEITO.... Partindo do conceito de Administração de Empresas.
Especialização administrativa que trata o planejamento da organização da direção e do controle do setor de pessoal de uma empresa.
Conceitos de Administração Recursos Humanos ou gestão de pessoas
Administração de Recursos Humanos (ARH) e o conjunto de politicas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas, e avaliação de desempenho
ARH e a função administrativa devotada aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados.
Papel da ARH
→ Objetivos a serem alcançados
→ Função administrativa
- Obter, treinar, motivar,e conservar funcionários competentes.
- Balancear a oferta de funcionários com a demanda por funcionários.
- Combinar os talentos e habilidades dos funcionários com aquilo que a organização requer.
- Criar um ambiente de trabalho que fomente elevada desempenho do funcionário.-
- Atender as necessidades salariais e de benefícios dos funcionários.
Principais Dificuldades na ARH
→ Lida com recursos vivos.
→ Lida com recursos intermediários e não com fins (fontes de receita). Preconceito.
→ Os RHs estão sob autoridade de diferentes chefes/ gerentes.
Então para o sucesso, a ARH, há de observar....
Seu caráter Multivariado
Área Interdisciplinar
Conceitos: Psicologia, Sociologia, Direito, Medicina, ....
Então para o sucesso, ARH, há de observar
→ Se Caráter Contingencial
Não existem Leis/Princípios Universais em ARH.
A ARH é contingencial, ou seja, depende da situação organizacional.
O sucesso na ARH depende de inúmeras variáveis....
→ Mas sobretudo depende da....
Qualidade / Quantidade de Recursos Humanos disponíveis (referentes ao negocio).
A ARH como um Processo.
O que é um Processo ?
Processo é um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente. E uma ordenação especifica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim , e entradas e saídas claramente identificadas.
O processo é entendido como uma serie de atividades que fornecem valor a um cliente. O cliente do processo não e necessariamente um cliente externo da empresa.
Ele pode estar dentro da empesa. É o chamado cliente interno.